Nota de Falecimento – Pr. Paulo Anglada

Nota de Falecimento – Pr. Paulo Anglada

facebooktwittergoogle_plusmailfacebooktwittergoogle_plusmail

É com pesar que comunicamos o falecimento do Pr. Paulo Anglada, fundador da Knox Publicações. Ele foi chamado subitamente para a Glória na manhã de segunda-feira, dia 04 de Fevereiro de 2019, tendo sido convocado pelo seu Senhor e Salvador para unir-se à Igreja Triunfante, adentrando o descanso e gozo do Seu bondoso Pai e Amado Redentor.

O Rev. Paulo Anglada nasceu em Belém-PA, em 13/07/1954, filho de Hélio e Beatriz Anglada. Estudou Arquitetura, Computação e Administração de Empresas, chegando a ser diretor do centro de computação da Prefeitura de Belém, aos 21 anos de idade.

Apesar de membro de igreja (mas levando uma vida alheia ao Evangelho), sua conversão a Cristo deu-se somente aos 24 anos, depois de intensa luta espiritual, acompanhada do chamado para o ministério sagrado.

Cursou o Bacharelado em Teologia no Seminário Presbiteriano do Norte, em Recife (1979-1982). Ainda no seminário e nos seus primeiros anos de ministério teve que enfrentar grande luta – juntamente com dezenas de outros irmãos e alguns ministros – com vistas à purificação do Evangelho em nossa região. Tendo recebido bolsa de estudos para cursar o Mestrado em Novo Testamento na Universidade de Potchefstroom, na África do Sul, passou 2 anos naquele país, recebendo o seu grau em 1987. Durante esse período, além dos estudos, participava diariamente – juntamente com um grupo de outros estudantes/esposas e irmãos em Cristo de várias nacionalidades, de reuniões de estudo bíblico e oração, onde “redescobriram” a literatura puritana/reformada, através da obra de Martyn Lloyd-Jones, tema da tese de doutorado de um dos estudantes coreanos. Além disso, pregou regularmente em igrejas reformadas de fala portuguesa no país: Pretória, Vanderbilpark e Cidade do Cabo.

Ao retornar ao Brasil, apesar de ter recebido convites de outras igrejas, [re]assumiu o pastorado da Igreja Presbiteriana Central do Pará (IPCPA), onde exerceu praticamente todo o seu ministério, servindo a essa igreja como pastor/ministro da Palavra (1987-2012). Foi em meio às atividades ministeriais, que cursou o Doutorado em Ministério no Westminster Seminary, da California, tendo concluído o curso em 2004. Em 2012, devido a problemas de saúde, teve que deixar o pastorado efetivo da igreja (IPCPA), tendo-se tornado o seu Pastor Emérito. Logo em seguida se mudou com sua esposa para perto do filho nos Estados Unidos, onde passou a se dedicar na conversão de várias séries de estudos e sermões em livros.

Além do pastorado, o Rev. Paulo Anglada atuou em diversas áreas ligadas à educação e à promoção do Evangelho e da Fé Reformada no Brasil: foi fundador das editoras Clássicos Evangélicos e Knox Publicações; idealizador e presidente da ARPAV (Associação Reformada Palavra da Verdade,  entidade mantenedora do Centro de Estudos John Knox, e organizadora da conferência reformada anual ligada ao Projeto Os Puritanos, desde 1998); por 8 anos foi membro e vice-presidente da JET (Junta de Educação Teológica ) do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil; foi professor de Grego, Hermenêutica, Homilética e Novo Testamento em algumas instituições de ensino, dentre elas, do Seminário Presbiteriano do Norte, do Centro de Pós Graduação Presbiteriano Andrew Jumper, do Seminário Teológico Batista Equatorial, e da FITREF– Faculdade Internacional de Teologia Reformada, tendo sido um de seus fundadores.

Como escritor, é autor de obras conhecidas, como: “Calvinismo – As Antigas Doutrinas da Graça”; “Sola Scriptura – A Doutrina Reformada das Escrituras”; “Soli Deo Gloria – O Ser e Obras de Deus”;  “Imago Dei – A Doutrina Reformada do Homem”; “Introdução à Hermenêutica Reformada”; “Manuscritologia do Novo Testamento”; “ Introdução à Pregação Reformada”; “Para Vós e Para Vossos Filhos – O Batismo Cristão”, entre outras. A sua última obra foi “Atos dos Apóstolos – Uma Exposição Reformada”, em 3 volumes (estava trabalhando no quarto e último livro da série). Escreveu, ainda, dezenas de artigos em obras coletivas, revistas, e jornais teológicos.

O Pr. Paulo Anglada era um esposo amoroso, casado por 40 anos com a sua querida esposa Layse, e um pai cuidadoso, carinhoso, e muito amado às suas filhas Karis Davis e Anna Layse Davis (residentes no Brasil), e ao seu filho Paulus Anglada (com quem residia na Carolina do Sul, EUA), assim como um avô querido aos seus 15 netos (de idades entre 0 a 13 anos). Ele deixará muitas saudades em cada um dos seus familiares, amigos, ministros e membros da igreja de Cristo.

 

IMG_0312 (1)

One thought on “Nota de Falecimento – Pr. Paulo Anglada

  1. Irmãos, o pr. Paulo Anglada era como um farol para muitos. Sentiremos a sua falta. Tivemos o grande privilégio em conhecê-lo e tb toda a sua obra. Que as consolações de Deus estejam com toda a família. Grande abraço nosso. Sara Leite e família

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *